quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Céu


O céu de São Paulo não é cinza como vocês gostam de pensar. O céu de São Paulo é branco, vazio, é nada. Exceto no inverno, quando é de um azul cegante e seco, saturado, cruel. Um azul que sangra pelas narinas. No resto do ano é só vagamente azul, desbotado até o limite da cor. As nuvens quase não se contrastam, roupas brancas flutuando em água de anil, umas gotas poucas de anil – ninguém mais lava roupa com anil, em São Paulo
O céu se reflete no azul dos edifícios espelhados, mais azul do que o próprio céu. Grandes nuvens, lânguidas, navios derivando devagar, recortadas no quadriculado de esquadrias. Suspenso num par de cordas, um destemido lava cada fração do xadrez da fachada, esfregando o reflexo de um avião, até sumir.
Do alto do branco implacável, o sol em ápice projeta sombras duras no chão. A linha reta de uma marquise; os braços em movimento de um transeunte sobre o asfalto severo; o negro rendilhado da mantilha de folhas de uma árvore solteira, singular, brotando tenaz do concreto esbranquiçado por onde passarinhos ciscam.
Vocês gostam de pensar que não, mas há pássaros aqui. Além dos pombos, imundos, há outros.
O sabiá canta a sua canção de melancolia, nas árvores mais baixas, no gramado; os pardais, magriços, disputam migalhas do chão. Um alarido de maritacas, em bandos muito menores que outrora, cruza o céu, de verde em verde. Os sanhaços, macios, feitos do mesmo tecido que o céu do pós-tempestade – cinzento das nuvens de chuva, a nesga de azul que ainda resta, indecisa; ora quer que se a veja, ora quer não.
O azul vem de vez depois do crepúsculo, uns poucos minutos de azul absoluto na luz vacilante de antes da noite. No cerrar das cortinas, a noite é marrom e suja, da exata cor do nosso rio, se o céu é nublado; se limpo, é de um negror sem piedade, de estrelas pálidas, poucas.
O azul do edifício refletirá o negro espelho da noite, que vai refletir de volta, eternamente. A luz piscante de um avião cortará o feitiço, por um momento, até desaparecer no horizonte vertical da fachada. E então o espelho de vidro na terra e o espelho em veludo no céu voltarão a brincar, a empurrar para o outro e puxar para si a mesma imagem, ao mesmo tempo, a mesma escuridão inexorável, que ninguém sabe mais de quem veio, se da terra, se do céu, até a curva do tempo, até o amanhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário