sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A Ponte


A compostura, senhores, por favor. Perdemos tudo, mas não percamos a compostura. Pois não, senhora? O toalete é ali, madame, atrás daquela caixa de papelão. Senhores, contenham-se, por favor. Cada um fica com metade do meio hambúrguer, e deixem as batatas fritas para as crianças. Contem e façam a divisão correta, vocês todos foram para a escola, são pós-graduados até. Por favor, senhor, eu sei que vossa excelência foi desembargador em seu bom tempo, mas a fome que o senhor sente é tão grande quanto a do nosso ilustre colega, mesmo ele tendo sido apenas delegado. Papel? Como assim, papel? Ah, minha senhora, infelizmente tivemos que renunciar a esse luxo, mas já que a senhora é nova aqui eu posso dispor de alguns trapos limpos. A senhora pode lavar depois no chafariz da praça, garanto que é mais confortável que jornal. Mas o que é isso por aqui? Ordem, por favor, ordem! De quem é a escova de cabelo? A regra é clara, madame, as coisas pertencem a quem as pegou primeiro - de quem pegou, não de quem viu, minha senhora. Mas na situação em que nos encontramos tenho certeza que sua colega não se importará em partilhar seus bens e emprestar a escova assim que usar. Se ela não devolver, a senhora me procura. Como? Ah, sim, madame, a senhora pode usar a água daquelas garrafas pet para limpar, e se houver *pigarro* resíduo sólido pode usar uma das sacolinhas que depois o lixeiro leva. A senhora faz a gentileza de encher as garrafas depois? Muito obrigado. Por favor, crianças, por favor, respeito com os mais velhos. Não chamem o senhor deputado de "velho fedido", ele apenas não teve acesso a água potável suficiente para sua higiene pessoal. Sentados, por favor. Fizeram a tabuada? Não é desculpa, rapazinho, seu coleguinha também não tem caderno e fez a lição com carvão numa tábua, está vendo? Tome, tome esse pedaço de telha e faça a tabuada do 7 ali na lousa. A pilastra da ponte, seu impertinente, você sabe muito bem. Senhoras, por favor, eu já não disse! A compostura, por favor, a compostura. Perdemos tudo, mas não percamos a compostura e... Ei, devolve essa bituca, tá quase inteira e eu vi primeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário